Consultoria Empresarial

sexta-feira, 12 de março de 2021

CG_01.2021 - A PRÓXIMA PANDEMIA

 


Olá a todos!

Esse artigo será escrito em etapas, pois exige uma série de estudos e dada uma certa urgência, começaremos pelo fim.

Atenção para a segurança de dados digitais:

  • Mantenham os backups em mais de um local dotados de segurança
  • Atualizem os sistemas de antivírus com uma atenção maior
  • Elevem o nível de alerta para as regras de Compliance cibernético
  • Invistam tempo e recursos no treinamento de usuários

Feitos os alertas, vamos iniciar a nossa jornada citando as lições aprendidas com o nosso professor Augusto Cury em seus livros. "O inteligente aprende com seus próprios erros, o sábio aprende com o erros dos outros."

A citação nos remete a uma analogia que gostaria de fazer com relação à pandemia global pela qual ainda estamos atravessando.

Em 18 de outubro de 2019, portanto poucos dias antes do surgimento oficial do vírus que fechou o planeta, aconteceu o evento global denominado de Evento 201, entre os quais estavam o Fórum Econômico Mundial, Fundação Bill e Melinda Gates, Universidade John Hopinks, vários líderes mundiais e diversos bilionários. O exercício tratava especificamente de simular os efeitos e prever as consequências de uma pandemia em escala global, que possivelmente aconteceria em breve. Ironia do destino ou qualquer outra hipótese, não demorou mais do que algumas semanas para que a COVID19 se tornasse realidade a essa simulação.

A simulação e a realidade quase se confundem. Com alguns erros de cálculo, o cenário previsto para a pandemia praticamente se materializou. Alguns lances da realidade são um pouco diferentes da simulação, mas é algo que chega a impressionar. Aqueles que tiverem um mínimo de curiosidade basta acessar o site oficial do evento no link "Cenário". Observe que no simulador, a doença se inicia nas fazendas de porcos do Brasil e se espalha pela América do Sul, ingressando na Europa via Portugal. A pandemia aumenta pelo mundo acumulando casos e mortes, causando graves estragos econômicos e sociais. A considerar o jogo, a crise pandêmica termina após "18 meses", com 80% da população vacinada ou exposta à doença. Passado esse período, o vírus é considerado uma doença infantil.


Bem, como falei no começo do artigo, a intenção não é trazer aqui as informações sobre a pandemia de saúde pública, até porque ela já caminha para o seu final, segundo as previsões do evento. Foi apenas uma introdução para o próximo assunto, mostrando que em sua grande maioria, os eventos globais são minimamente previsíveis e anunciados.

Em 08 de julho de 2020, o Fundador do Fórum Econômico Mundial, senhor Klaus Schwab falou sobre a possibilidade de uma nova pandemia global, desta vez digital. Em sua visão, a nova pandemia deixaria saudades da pandemia sanitária, uma vez que seria de proporções muito maiores.

Previsões do tipo também estão listadas em seu livro A Quarta Revolução Industrial, onde se relaciona cada benefício de uma sociedade automatizada a um risco ainda maior. Inclusive questões ligadas a panes elétricas, redes de internet e outras são devidamente tratadas em detalhes. O livro foi publicado em 2018 e já foi tema de minha última palestra realizada em 2019.


Infelizmente, do ponto de vista macro não é possível fazer muita coisa para frear esse movimento, já que os jogadores do alto escalão não nos permitem acesso às regras de forma antecipada.

O que importa é que esses movimentos já estão em nosso meio e se quisermos ter alguma chance de nos mantermos no jogo devemos agir com velocidade e cautela.

Pergunte a dez pessoas do seu círculo próximo de amizade se ela conhece alguém que faleceu ou esteve na UTI por COVID19. Possivelmente a resposta será zero ou próximo disso. 

Agora pergunte às mesmas pessoas se elas conhecem algum caso de pessoas que tiveram algum problema de perda de dados, invasão por hackers ou danos em seus equipamentos eletrônicos, incluindo travamentos inesperados. A chance talvez seja maior no segundo caso.

Portanto, é a hora de vigilância. Não podemos confiar nos backups em nuvem nesse momento. O que for possível salvar em um HD externo ou Pen Drive, vale o investimento. Se não for tudo pelo menos o principal, as coisas mais importantes.

Vou continuar coletando as informações e futuramente trarei novas atualizações para esse artigo.

Obrigado a todos, fiquem com Deus e até breve!


Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © BUSINESS INTELLIGENCE | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com