Consultoria Empresarial

quinta-feira, 18 de março de 2021

EMPRESÁRIO 4.0 - UM NOVO CONCEITO


Olá a todos!

Ao longo de minha carreira e de minha empresa de consultoria, uma das perguntas com que mais me deparo é que tipo de produto eu vendo. E a resposta para ser rápida é: "tudo ou quase tudo que envolve gestão nas empresas".

Óbvio que é mais uma forma de concluir a resposta de forma a levar a conversa para o outro lado do campo e não ficar teorizando muito (risos). A questão retorna então para qual a necessidade que me levaria a apresentar uma solução? Concluindo, vendo solução para as mais diversas necessidades administrativas.

Uma outra forma de dizer a mesma coisa é que tento buscar no meu "estoque de soluções" alguma que se encaixe com a necessidade do cliente ou pelo menos crie uma adaptação capaz de amenizar o seu problema.

Então nasce um cliente em potencial, pois como sempre digo a quem me pergunta, é muito difícil encontrar uma empresa que não tenha em seu cotidiano alguma situação em que esteja tendo dificuldades para lidar com ela, principalmente nos moldes econômicos e legislativos atuais. Até hoje nunca aconteceu. Ela pode rejeitar os meus serviços, mas alegar a perfeição realmente não é desse planeta ou no mínimo desse país.

Em algum grau, milhares de empresas enfrentam desafios para finalizar uma certidão, um parcelamento especial, regularizar uma escrituração contábil, auditar um imposto, conferir um contrato, encontrar o melhor caminho para a declaração de imposto de renda, fazer um planejamento tributário, orientar as melhores práticas trabalhistas no e-Social, alvarás, processos fiscais, ações trabalhistas, novos negócios, custos, controladoria, treinamento de colaboradores, reuniões de sócios, etc. Tudo faz parte do cotidiano das empresas brasileiras.

Essa é a lista de atividades que está no rol de serviços oferecidos pela minha empresa. Mas o meu desafio pessoal e de futuro é atuar na empresa do futuro, hoje denominada de Indústria 4.0, impulsionada pelo Fórum Econômico Mundial e sua 4ª Revolução Industrial de Klaus Shwab. O termo Indústria alcança todas as empresas, desde fábricas, comércios, serviços e terceiro setor.

E o desafio não é simples, pois como pode ser visto na lista anterior, ainda nem conseguimos vencer as demandas do passado, da empresa tradicional, quanto mais chegar no modelo de futuro. Mas desafio é desafio e o que nos motiva são eles.

Dentro desse projeto profissional ou talvez missão de vida, pretendo estudar a fundo esse mercado e auxiliar no que estiver ao meu alcance as empresas que necessitarem, tanto para as demandas tradicionais quanto às do futuro.

Nesse contexto é que eu inicio uma jornada de trabalho para contribuir com o Empresário 4.0, cunhado em uma noite de pesquisas e estudos, que o Google não me mostrou muitas páginas com esse tema. Talvez seja inédito, não importa, o tempo dirá.

O que interessa aqui é abrir um campo de estudos para formar um novo empresário, preparado para um novo modelo de capitalismo. E que esse projeto não fique preso ao empresário como dono de uma empresa, mas a todos que empreendem de alguma forma. Professores, líderes, estudantes, trabalhadores, consultores. O futuro é construído por todos que possuem dentro de si uma vontade de fazer algo pela sociedade no seu tempo, aprendendo com seus antecessores e deixando um legado aos sucessores.

Tal como está na imagem inicial, o empresário que lida com a tecnologia, com ambiente, com as relações humanas, com a saúde, com a segurança. O líder que atua como agente de mudanças para si e para a sociedade, engajado em projetos mais globais do que domésticos. A sobrevivência dos negócios no futuro breve dependerá mais dessa atuação do que de capital, não há nenhuma dúvida. 

Todo o roteiro sobre esse tema pode ser visitado na página oficial da Indústria 4.0 em http://www.industria40.gov.br/

Em breve trarei novas informações sobre esse assunto, atualizando esse artigo.

Que Deus nos ajude em conhecimento e sabedoria.

Até a próxima!

 



Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © BUSINESS INTELLIGENCE | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com