Consultoria Empresarial

segunda-feira, 22 de março de 2021

BS_12.2021 - BOA SEMANA E BOM TRABALHO A TODOS! DEUS TE ABENÇOE E TE GUARDE! SEJA FELIZ!

 

BOA SEMANA E BOM TRABALHO A TODOS! DEUS TE ABENÇOE E TE GUARDE! SEJA FELIZ! 😉


“Se o problema tem solução não devemos nos preocupar com ele; se o problema não tem solução, de nada adianta nos preocuparmos."
Epiteto

 
“A preocupação deprime a pessoa, mas uma palavra de incentivo a anima."  
Provérbios 12:25   


Há um pensamento bem próximo desse que diz se o problema tem solução não devemos reclamar e se o problema não tem solução não devemos reclamar. Ou seja, não há motivos para reclamar quando o assunto é problema.

Um problema se resolve apenas com solução. Parece óbvio mas é assim que funciona.

Em nosso dia nos deparamos com muitos problemas, quer sejam produzidos por nós mesmos ou pelos outros.

Sempre brinco que 95% dos nossos problemas são criados por nós mesmos. A conta que chega fora do orçamento, o braço dolorido pela batida, a roupa que manchou com molho de tomate, o compromisso que se perdeu pelo atraso, etc. Tudo tem origem em nossas ações.

Seja qual for o problema, ele só terá fim com uma solução, não existe outro caminho. E uma solução só é possível com uma atitude, seja ela própria ou por terceiros.

Portanto a primeira dica seria não deixar nas mãos dos outros a solução para os seus problemas. Ainda que seja necessária ajuda de terceiros, o controle do processo deve ser nosso. O outro nem sempre entende o tamanho do problema, a urgência, a sensibilidade ao fato, entre outros. 

A segunda dica e que parece ser muito razoável é que em sua grande maioria os problemas não são reais. Portanto não procure uma solução real para um problema imaginário. Somos frutos de nossas experiências e percepções, o que nos molda ao longo da vida. Portanto, a depender das experiências passadas os problemas podem ser maiores ou menores. 

Apenas a título de exemplo, podemos colocar uma situação hipotética de uma viagem de avião sob duas óticas. Uma de um viajante novato, em sua primeira experiência e outra de um viajante acostumado a passear pelos aeroportos quase que diariamente. No primeiro caso os problemas seriam o novo, o medo, a ansiedade, prevendo quedas, explosões, falta de ar na cabine, etc. O segundo, no automático para sua rotina, preocupa-se com atrasos, tela da TV, serviço de bordo, entre outras "ansiedades".

Sendo assim, o que realmente importa é nos situarmos no tempo e no espaço, reconhecer se o problema é real. Se for real, defina uma estratégia e aja sobre ele imediatamente. Se não for real liberte-o de sua mente e dê espaço para outros pensamentos, incluindo novos problemas. 

Não conte o seu problema a outra pessoa antes que você tenha encontrado a solução. Ela já tem a carga dela. Mantenha a fé em Deus e vamos em frente! O mundo conspira a favor dos corajosos, fortes, motivados. Sejamos desse grupo!


Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © BUSINESS INTELLIGENCE | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com