Consultoria Empresarial

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

"NOVO NORMAL", MAS SEM SURPRESAS!

 


Olá a todos!

Dias atrás recebi a revista mensal do CRA-Conselho Regional de Administração, no qual sou registrado como administrador. Nunca deixo de dar uma passeada pelas notícias com o objetivo de me atualizar sobre novos modelos de gestão, legislações pertinentes e cases de sucesso que me ajudam na aplicação do meu trabalho.

Logo no início, no editorial de despedida do presidente atual, notei um artigo muito interessante e que me remeteu a uma palestra que proferi no final de 2019.

Nessa palestra coloquei em forma de tópicos vários assuntos que estariam na cadeia de tendências para os próximos anos, iniciando-se em 2020. O título era "Tendências, Desafios e Oportunidades". Futuramente quero tratar de alguns deles em forma de artigos para que sejam disponibilizados aos meus leitores. Mas voltando, grande parte desses tópicos foram retirados de estudos que realizo durante muitos anos, já que a minha proposta de trabalho enquanto consultoria é antever algumas tendências do mercado e das políticas públicas para que os meus clientes se preparem com alguma antecedência. Não há qualquer adivinhação ou profecia nessas análises.

Pois bem, com a pandemia de 2020, muitas das tendências que os analistas previam estar chegando foram aceleradas, mas daí a dizer que isso foi uma grande surpresa não pode ser aceita. Talvez a surpresa que se possa aceitar seja tudo acontecer em apenas um ano, mas nada que fosse inusitado. 

E isso me pareceu se encaixar perfeitamente no editorial acima, pois exatamente como escreveu o Sr Roberto Cardoso, a pandemia somente acelerou aquilo que mais cedo ou mais tarde estaria entre nós. Então "Novo Normal" acontece hoje, aconteceu quando as pessoas passaram a viajar de avião, quando passaram a ser assaltadas com frequência, quando passaram a viver mais através da modernidade da medicina, etc.

Tomemos como exemplo as reuniões virtuais, as "lives", cursos e palestras através de plataformas digitais. Não é de hoje que esse modelo existe e com o passar do tempo elas foram se popularizando. Google Meet, Zoom, Microsoft Teams, entre outros já são realidade há uma década. Só eram a parte menor do processo. Talvez agora sejam a parte maior. Então não é algo novo, mas passou a ser mais utilizado.

Outro exemplo mais difícil de entender para quem está longe dos livros e muito perto da mídia tradicional são as guerras biológicas, cibernéticas e climáticas.

Os livros estão recheados de estudos sérios, científicos e comprovados de que estamos vivenciando uma "guerra" de 4ª e 5ª geração. Então saem os tanques e entram vírus, alterações de clima, hackers cibernéticos e toda sorte de invenções diabólicas do ser humano. A pandemia pode acabar com a vacina (essa pelo menos), mas as constantes ameaças dessa natureza serão pra sempre. Tal como eram as ameaças de guerras no século passado, agora serão ameaças em outro formato. Como as pessoas passaram a desacreditar que algum líder insano poderia apertar o botão nuclear que explodiria a Terra 40x, outras formas de ameaças surgiram e para ficar, pelo menos até que novas sejam criadas.

Em 2010 aproximadamente, o escritor Herodoto Barbero (âncora da TV Cultura e CBN) publicou um livro denominado "O Relatório da Cia, como será o mundo em 2020". Quem já leu sabe que não se atribui magia ao relato, mas a inteligência americana já estava prevendo uma pandemia de proporções globais. Mais interessante ainda é que o ano está lá, sem muita margem de erro. Isso prova que as coisas são minimamente previsíveis, ainda que a maior parte da população não esteja atenta, distraída com "pão e circo". 

Se tivéssemos dado crédito aos estudos teríamos nos preparado melhor para o que estaria por vir. Imagino quantas escolas teriam se preparado de forma mínima para mitigar os riscos de um fechamento presencial. De fato estamos longe dos artigos científicos e muito perto dos telejornais que só nos trazem o relato do que aconteceu no dia anterior. Como se já não soubéssemos pelos grupos de Whatsapp.

Pois bem, não quero me alongar muito nesse artigo, mas quero fazer um paralelo com as questões econômicas, administrativas e tributárias que é o nosso foco de trabalho.

Alguém tem dúvida que as transações financeiras digitais serão realidade em breve, talvez muito breve? Que as reformas tributárias que estão nos "palcos" do legislativo já estão definidas, bastando sua implementação prática? Que o modelo atual das relações trabalhistas já mudou, só aguarda os seus reflexos em breve?

Bem, se estudarmos as projeções de cenários para os próximos anos veremos que tudo isso está em curso, não sendo possível sua reversão. Cabe a cada um de nós, líder, empresário, professor, pais, entender essas mudanças e preparar-se a cada dia para os novos desafios. E isso não significa morrer ou sofrer eternamente, pois cada tempo com os seus desafios. A cada geração novos desafios surgem, mudanças atropelam os desavisados, zonas de conforto são abaladas. Alguns podem dizer, "saudades" dos tempos quem jogávamos bola na rua, quando podíamos namorar no escurinho da praça sem violência, comprar e vender para o cliente da rua e ainda assim ganhar a vida, entre outras. Ora, a geração seguinte se adaptou, a outra também e nós, que estamos passando por essa devemos seguir o exemplo. Se ficarmos no comodismo, vitimismo ou qualquer outra forma de covardia não será possível vencer o obstáculo que está à nossa frente.

Não há noite que não se rompa por um novo dia, não há tempestade que nunca tenha fim, não há obstáculos que não sejam transponíveis. Vamos avaliar a altura da barreira, estudar com afinco uma estratégia, juntar forças em grupos que tenham a mesma visão e saltar. Se faltar força, certamente Deus a completará para que possamos chegar do outro lado.

Em breve pretendo detalhar algumas situações mais específicas para ficar mais clara a nossa preparação. O que não cabe nesse momento é aguardar passivamente, colocando a nossa esperança nos políticos, nos bilionários, acreditando que eles farão algo por nós. Eles estão jogando por eles, então quem não faz parte da família deles é adversário.

"A melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo" Abraham Lincoln

Bons negócios a todos, fiquem com Deus e até a próxima!

https://www.amazon.com.br/Relat%C3%B3rio-CIA-Herodoto-barbeiro/dp/8500025131 


Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © BUSINESS INTELLIGENCE | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com